quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Solidariedade Que Salva Vidas

Marcos Toffolo, com os colegas de turma, numa visita à escola após o transplante
 Marcos Toffolo, nosso aluno da turma 81, realizou transplante de rim, no dia 28 de setembro, em Porto Alegre, no Hospital da Criança, Santo Antônio, a qual foi um sucesso e trouxe vida nova  para ele e a família. Foram 15 anos  de dificuldades, persistência, superação. Segundo a mãe de Marcos, que foi também sua incansável enfermeira , não foi fácil a rotina de idas e vindas de hospitais desde que, ainda bebê, uma infecção generalizada comprometeu as atividades motoras e  principalmente o sistema renal de Marquinhos. Nos últimos sete meses, Marcos realizava sessões de hemodiálise diárias, em casa, com a ajuda da mãe, que recebeu um treinamento especial. Inclusive, uma dessas sessões, era feita às 6:30 da manhã, antes de  Marcos vir para a escola, que sempre foi um lugar muito especial para ele e que muito o ajudou a enfrentar e superar  as dificulades, de acordo com relato dela.  Mas, graças à generosidade de uma família, que mesmo  num momento de dor de uma perda, permitiu a doação do rim, Marcos está ótimo e veio até fazer uma visita aos colegas. A mãe de Marcos nos  falou sobre todos esses momentos e salientou a importância da doação de órgãos, que nada custa para quem dá e não tem preço para quem recebe. Nossa torcida para o Marcos voltar logo para o colégio , parabéns, garoto corajoso!Parabéns aos pais e irmão Mateus por todo o apoio dado a ele. 

Qualquer um de nós pode precisar de um novo órgão ou pode doar os seus, numa atitude de solidariedade que traz vida ao semelhante. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto e refletir sobre essa atitude?


Veja como você pode se tornar um doador de órgãos. Tire todas as dúvidas a respeito do assunto aqui , aqui , aqui ou aqui .

Ouça a Oração do Doador Desconhecido . Leia esse texto Doação de Órgãos: uma atitude de boa vontade e reflita.Comente o assunto aqui nos comentários.




,

Desafios: 




1- Participe debatendo o tema aqui nos comentários. Você doaria seus órgãos? Das leituras realizadas, o que te chamou atenção?

2 - Veja as charges acima e tente desenhar a sua, explorando o tema. 
3 - Escreva uma carta para um doador de órgãos anônimo.


 
Entregue para seu professor ou envie o arquivo para o email colegiocolbachini@gmail.com

2 comentários:

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!