quarta-feira, 20 de junho de 2012

Reflexões sobre o futuro do Planeta

A preocupação com o ambiente e o futuro do planeta e da humanidade, discutida na Rio+20, também foi alvo de discussão nas turmas 101 e 102, que assistiram o filme “Avatar”, e a partir dele teceram suas reflexões.  A seguir, um exemplo disso, através de um texto da aluna Eloísa Reginatto:
O que somos? Para onde vamos?
            Assuntos como a exploração do meio ambiente, a cobiça, a ciência e a necessidade de “se desenvolver”, que envolvem a maioria das pessoas, são questionados cada vez mais por se tornar alvo de guerras e conflitos. O filme “Avatar” trata muito bem destes assuntos.
            No mundo atual a maioria das pessoas tem interesse apenas em crescer financeiramente, deixando para trás inúmeros valores como a ética, o respeito e todos os sentimentos que cultivamos com a convivência com as outras pessoas.
            Muitos conflitos ocorrem entre grupos de pessoas por terras ou riquezas, sem se preocupar com o meio ambiente, a preservação das espécies e com a natureza, visando apenas garantir uma vida cheia de luxo e um “futuro melhor, não se importando se isso irá prejudicar alguém ou se o meio ambiente irá sofrer com isso.
            A evolução do homem e da tecnologia foi algo muito importante, mas nos fez chegar ao ponto de querer e achar que podemos sempre ser melhores. No filme ocorrem muitas situações semelhantes: aqueles homens visavam apenas no dinheiro, não se importando com as crenças e nem com a espiritualidade do outro povo, dispostos a machucá-los sem piedade, focados no dinheiro que ganhariam explorando aquele ambiente.
            Assistindo ao filme, compreendemos ainda mais que é preciso dar valor ao que somos e não ao que temos, dar valor ao ambiente que nos cerca e oferece as condições de vida que desfrutamos, dar valor às coisas imateriais, sentimentais e espirituais, percebendo que o dinheiro não é a coisa mais importante.

Um comentário:

  1. Prof. Firléia Guadagnin Radin21/06/2012, 11:44

    Este é só um exemplo das belas reflexões que os alunos das turmas 101 e 102 fizeram a partir do filme "Avatar" e de todo o trabalho desenvolvido ao longo do 1º Trimestre no Colbachini, quando tratamos do Setor Primário da Economia, assim como das questões ambientais e do que é primário em nossa vida... Os alunos estão se envolvendo bastante nas temáticas desenvolvidas! Isso nos alegra! Parabéns a todos! E "que venham" os próximos temas...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!