segunda-feira, 14 de julho de 2014

Nós nos acostumamos a tantas coisas

Este texto é uma reflexão da diretora Salete
Quando nós estamos satisfeitos, nem sempre está tudo bem; às vezes estamos acostumados, porém passam despercebidas tantas coisas...Cada um de nós, em nossa vida, tem vivências diferentes e nos acostumamos com algumas coisas que não são necessárias e não tem valor nenhum para os outros.
Algumas vezes, por estarmos acostumados a ver determinadas situações, elas se incorporam como normais, mas para outros são muito anormais.Na vida, presenciamos situações estranhas, que não estamos acostumados a ver, a perceber, a compreender...
Quem vive em ambientes violentos, considera esta uma maneira normal de vivenciar e resolver os problemas.As pessoas tranquilas, que não estão acostumadas a conviver com pessoas violentas, não aceitam a violência como algo normal.
Em casa nos acostumamos com o jeito dos familiares e o que cada um vive acaba sendo incorporado como normal.Fora de casa, na rua, na escola, encontramos outras pessoas com outros jeitos, outros costumes e muitas vezes na convivência nós estranhamos, mas com o tempo a gente vai se acostumando.
Não podemos permitir nos acostumarmos a viver sem perceber, sem questionar, sem discordar, por isso precisamos amar para compreender cada realidade.Amar é, apesar de nós não nos acostumarmos, aprendermos a respeitar com direito a questionar, a compartilhar sempre com o coração aberto, a perdoar para conviver tranquilamente, apesar das contradições...
O pior é quando nós nos acostumamos com aquilo que os outros querem que a gente seja; então passamos a ser o que os outros querem que sejamos sem a convicção se é ou não o melhor para nós.Quantos de nós nos acomodamos a viver a vida sem conviver com as pessoas que estão ao nosso redor, sem respeitar os outros, por acreditarmos que os nossos costumes são os melhores.
Nós não devemos nos acostumar. Precisamos sim nos renovar e isto só é possível na convivência com outras pessoas diferentes, que não estão acostumadas com o nosso jeito...
Cada pessoa que entra na nossa vida e vai ganhando a nossa atenção através do olhar, do toque, do sorriso, da cara feia. Nós nos acostumamos, e muitas vezes não questionamos. Tudo aquilo a que nos acostumamos, não avança, não progride, não se transforma, pois nos acostumamos... “É assim”! Nem sempre o que “é assim”, é bom.
Precisamos nos acostumar a questionar, a ouvir, a falar, a refletir para não aceitar aquilo que vemos naturalmente, pois a vida é um permanente desafio... Não podemos nos acostumar com as coisas do jeito que elas são e, sim, buscar a constante transformação para acompanhar o processo da evolução humana...

                                        Salete Teresinha Cestonaro Bongiovanni  
                                                        Diretora                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!