sábado, 23 de maio de 2015

Projeto de captação e reaproveitamento da água da chuva é socializado em eventos educacionais

Em Passo Fundo
Em Bento Gonçalves


            O projeto de captação e reaproveitamento da água da chuva, implantado no Colégio Estadual Pe. Colbachini no início deste ano, está sendo reconhecido pela sua importância, diante da problemática da crescente escassez de água em nosso planeta, e em todo lugar. Os alunos que desenvolveram o Projeto “Água +”, acompanhados pela professora de Seminário Integrado e a Diretora do Colégio Estadual Pe. Colbachini, estiveram apresentando o trabalho em duas ocasiões, nos últimos dias: no Seminário de Atualização Pedagógica de Professores da Educação Básica, promovido pela UPF, no dia 14 de maio último, em Passo Fundo; e, no dia 22 de maio, no Seminário Regional de Educação,   em Bento Gonçalves.
A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Apesar de o nosso planeta ser a maior parte composto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios. Além disso, essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, o que leva à existência de verdadeiros conflitos pela água. Enfrenta-se ainda o problema da poluição da água causada pelas atividades humanas, fazendo com que a água esteja disponível, porém não em condições para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, a ONU declarou através de resolução que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.
O Colégio Estadual Pe. Colbachini, além de trabalhar o tema de forma pedagógica com seus alunos dentro do currículo escolar, resolveu investir no assunto e transformar o conhecimento em atitude concreta, resultando na implantação de um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva. A ideia nasceu através de um grupo de alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, no início do ano de 2014. O grupo elaborou este projeto de pesquisa dentro da proposta de Seminário Integrado, desenvolvendo estudos sobre o problema da água no planeta em geral e em Nova Bassano em particular, assim como possíveis formas de contribuir para a resolução do problema. Os alunos analisaram a possibilidade de implantação do sistema de captação da água da chuva na escola em que estudam, o que contribui também para a diminuição dos gastos com a água. O projeto foi apresentado no mês de junho de 2014 na 11ª MEP – Mostra da Educação Profissional, em São Leopoldo, onde ficou em 2º lugar na Área de Gestão e Negócios. Diante da viabilidade do projeto, e com recursos do Programa do Governo Federal “Ensino Médio Inovador”, a escola apoiou a implantação do sistema. Foram adquiridas duas caixas d’água de 15 mil litros cada e todo o material necessário para o encanamento que capta a água da chuva que vem das calhas do prédio escolar, e depois de coletada nos reservatórios, é conduzida para uso na lavanderia e nos banheiros da escola. O sistema possui ainda mecanismo de descarte da primeira água da chuva, pois esta traz a sujeira do telhado, assim como o uso de pastilhas de cloro dento das caixas, para o tratamento da água. A instalação do sistema iniciou ainda no período das férias escolares, com a ajuda dos alunos envolvidos no projeto, que são Eduardo Ravanello Dias Junior, Tiago Luigi Guadagnin Radin, Tobias Betin e Willian Defendi Minozzo. O custo da implantação foi de aproximadamente R$ 8.500,00, mas com a economia no consumo de água da CORSAN, acabará havendo diminuição dos gastos com água na escola, além de ajudar na resolução do problema da escassez de água potável, o que está se tornando um problema muito sério também em Nova Bassano, onde o nível dos lençóis freáticos vem diminuindo e suas águas encontram-se contaminadas.

O uso racional da água e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. O Colégio Colbachini espera, com esse projeto, além de “fazer a sua parte”, poder irradiar o exemplo de como é possível e viável a implantação de sistemas de captação e reaproveitamento da água da chuva. É dever de cada um, assim como das mais diversas organizações e instituições públicas e privadas, fazer uso consciente da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!