quinta-feira, 2 de junho de 2016

Representação do Vírus da Gripe H1N1

Durante algumas aulas de ciências, os alunos estudaram a teoria juntamente com alguns vídeos sobre os cuidados necessários para a prevenção da gripe. 
 Em parceria com a disciplina de Artes, os alunos da Turma 71 representaram com alguns materiais o Vírus da Gripe H1N1.


O H1N1 é um vírus que pode causar gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve iniciair em 48 horas, com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.  http://portalsaude.saude.gov.br


         Hemaglutinina

A hemaglutinina (HA) é uma proteína que se situa na camada mais extrema do vírus, o envelope. Ela reconhece um açúcar de nossa membrana celular, o ácido siálico, e é a responsável pelo reconhecimento e ligação do vírus a nossas células do sistema  respiratório.
Seu nome vem desta capacidade de reconhecer e se ligar à células e aglutinar hemácias (os glóbulos vermelhos do sangue), um dos primeiros testes desenvolvidos para diagnosticar o vírus. Sua numeração é dada com base na variação dos aminoácidos e são conhecidos mais de 15 tipos de HA, sendo H1, H2 e H3 as mais comuns em vírus que infectam humanos.  Ela reconhece nosso ácido siálico pela porção verde mostrada na figura acima, e se liga a ele. Com isso, o vírus é endocitado pela célula, ou seja, envolvido pela membrana e levado dentro de uma vesícula. A célula tenta digerir o conteúdo da vesícula diminuindo o pH dentro da vesícula, mas isso induz uma mudança no formato da hemaglutinina, expondo a região em vermelho que possui muita afinidade pela membrana da vesícula, com isso, a hemaglutinina se torce e aproxima a membrana do envelope do vírus, fundindo ambas e liberando o vírus da vesícula.

       Neuraminidase

neuraminidase (NA) reconhece a mesma molécula que a hemaglutinina, o ácido siálico da membrana celular. Mas realiza sua função de maneira oposta, seu papel é ajudar o vírus a deixar a célula invadida.A neuraminidase é necessária para remover o ácido da célula e permitir que o vírus recém sintetizado consiga brotar para invadir a próxima célula. Por isso, ela também se localiza no envelope do vírus, e é a segunda proteína mais comum, depois da hemaglutinina. Também é classificada de acordo com sua variedade, e são conhecidas 9, sendo que N1 e N2 são as mais frequentes em humanos. Sua capacidade de reconhecer e cortar o ácido siálico é comprometida por inibidores, que utilizamos como drogas antivirais, como a molécula em azul claro, atacando a NA do vírus H5N1. Por estar na superfície do vírus, é um dos alvos mais comuns de anticorpos, mostrados em azul na figura acima. Sua variação causada por mutações no material genético do influenza é o que permite que variantes novas deixem de ser reconhecidas pelo sistema imune.O reconhecimento dos açucares de membrana dos diferentes tipos de hospedeiros, o papel na entrada e saída da célula infectada, o ataque do sistema imune e de antivirais são algumas das características que dão a importância da hemaglutinina e da neuraminidase, que são essenciais para entender a gripe. 

FONTE:http://blog.h1n1.influenza.bvsalud.org/pt/2009/09/08/molecula-do-mes-apresenta-hemaglutinina-e-neuraminidase/


 Seguem algumas fotos dos trabalhos realizados pelos alunos:






Um comentário:

  1. Gostei muito de fazer esse trabalho, porque aprendi várias coisas sobre o vírus...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!