quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Colégio Colbachini participa da 9ª OBSMA – Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


Entre os dias 26 e 28 de novembro de 2018, o Colégio Estadual Pe. Colbachini esteve representado pela estudante Taís Bassani Deconto e a professora Géssica Lazzarotto Vivian na cidade do Rio de Janeiro participando da Semana de Premiação Nacional da 9ª OBSMA – Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, realizada pela Fio Cruz – Fundação Oswaldo Cruz.
Haviam 1228 trabalhos inscritos e o Piso TIB foi selecionado sendo o melhor Projeto de Ciências, na categoria Ensino Médio, da Região Minas-Sul.
O projeto Piso TIB consiste na reutilização de alguns materiais, thinner, isopor e borracha de pneus, para o desenvolvimento de um piso tátil, que auxilia na mobilidade urbana dos deficientes visuais. Esse projeto já tem dois anos de pesquisa e a cada dia que passa, novos saberes são agregados a ele. O mesmo foi pesquisado e elaborado pelas estudantes: Amanda Grisa, Caroline Silvestri, Natália Bonatto, Rudinéia Troian, Taís Bassani Deconto e Valéria Zauza.
A professora Géssica ressalta a importância da pesquisa para a educação, despertando o interesse dos estudantes em saber mais sobre os temas escolhidos para suas pesquisas, além disso, diferentes habilidades são trabalhadas, trabalho em equipe, liderança, autonomia, organização, onde cada grupo elabora seus objetivos, suas metas, e busca a resolução dos mesmos, seja através de questionário, entrevista ou pesquisa bibliográfica; relatando e apresentando ao final todo o processo de construção do projeto.
A construção desta pesquisa e das demais que acontecem em nossa escola, são mais de 50 temas desenvolvidos neste ano, contou com o apoio da comunidade escolar e colaboradores, seja na organização da mostra que ocorre na escola, como nos demais momentos de apresentação e divulgação dos diferentes projetos. Assim, atualmente possui reconhecimento nacional, agraciando e orgulhando a todos que ajudaram na sua trajetória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!