domingo, 14 de abril de 2019

Círculos da Paz

O Colégio Estadual Pe. Colbachini, buscando desenvolver a sua função social conforme sua filosofia, que é de  “construir um processo permanente de vida que leve à construção de sujeitos históricos, críticos, protagonistas de uma sociedade plural, solidária, ética e cidadã”, vem desenvolvendo junto aos alunos, desde 2017, os Círculos da Paz.

Esta proposta tem como fundamento as práticas da Justiça Restaurativa (JR), que tem por objetivo pacificar conflitos e violências envolvendo crianças e adolescentes. Trata-se de uma iniciativa interinstitucional articulada pela Escola Superior da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul), através do seu Núcleo de Justiça Restaurativa.

Os Círculos da Paz propiciam um ambiente que tem como base o diálogo. É um processo que leva o aluno a conscientizar-se de suas próprias emoções, as emoções dos outros, e como cada um causa impacto no outro. É reconhecidamente uma habilidade interpessoal, decisiva para uma vida bem sucedida, tanto pessoal como profissionalmente.

O Colégio acredita no poder de transformação que a escola possui e também no futuro, onde o sonho que se sonha junto e a educação estão nas mãos de cada um, através da cor-responsabilidade dos acertos, dos limites, e, porque não dizer, dos erros que como humanos, temos. E aí reside a beleza e a paixão do ato educativo, como diz o educador Paulo Freire: “Acho que uma das melhores coisas que podemos experimentar na vida, homem ou mulher, é a boniteza em nossas relações mesmo que, de vez em quando, salpicadas de descompassos  que simplesmente comprovam a nossa gentetude”.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!