segunda-feira, 8 de abril de 2019

Mudanças na educação brasileira


A Base Nacional Curricular Comum vinha sendo construída há diversos anos e foi aprovada no final do ano passado. A Base é o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo de sua vida escolar, a fim de terem assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, de acordo com o que define o Plano Nacional de Educação, visando à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
O Rio Grande do Sul, em decorrência da nova Base, já construiu e aprovou o Referencial Curricular Gaúcho, acrescentando àquele documento as particularidades do nosso estado que também devem fazer parte das aprendizagens dos estudantes.
Este ano, os municípios estão dando seguimento a este processo, construindo o Referencial Curricular Municipal, que, da mesma forma, vai trazer presente a realidade de Nova Bassano, para contextualizar o ensino-aprendizagem de acordo com a realidade local.
Além disso, outra grande mudança da educação brasileira é a implantação do Novo Ensino Médio, também em decorrência das mudanças que perpassaram por diversas leis, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e a Base Nacional Curricular Comum, entre outras.
O Colégio Estadual Pe. Colbachini tem procurado acompanhar todas estas mudanças, para proporcionar a seus estudantes uma educação que acompanhe os tempos atuais, e está constantemente debatendo com o conjunto dos professores e funcionários estes novos rumos, que irão mudar o formato da educação, especialmente no Ensino Médio.
O Colbachini é uma das dez Escolas Piloto do Novo Ensino Médio da região, e em 2019 está construindo a nova organização curricular que será implantada gradativamente a partir de 2020, iniciando pelo 1º ano do Ensino Médio, oferecendo aos estudantes a oportunidade de escolher entre diferentes itinerários formativos, de acordo com suas aptidões e interesses.
Por tudo isso, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul estipulou ao longo deste ano quatro “Dias D”, que são dias de debate e discussão entre os profissionais da educação, para apropriação destas mudanças, construção dos novos documentos como Referencial curricular Municipal, Planos de Estudo, Projetos Político-Pedagógicos e Regimentos Escolares, que irão vigorar a partir do ano que vem.
O primeiro Dia D será nesta sexta-feira, dia 12 de abril, e os demais em 17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro, quando não haverá aula em nenhuma escola da rede pública estadual, assim como nas escolas da rede municipal de Nova Bassano e outras, atendendo à definição da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!