terça-feira, 5 de novembro de 2019

Escola recebe visita da escritora ítalo-brasileira Cátia Dal Molin


O Colégio Estadual Pe. Colbachini de Nova Bassano, oportunizou a seus alunos mais um momento de interação com as escolas de Bassano del Grappa – Itália, devido ao Pacto de Colaboração assinado em 2018.
Na última sexta-feira, 01 de novembro, esteve palestrando na escola a escritora ítalo-brasileira Cátia Dal Molin, sobre curiosidades da Itália e especialmente sobre seu livro “Ti Tazi Senpre, te parli mai!”, que trata das perseguições sofridas pelos italianos e seus descendentes no Rio Grande do Sul durante a Segunda Guerra Mundial. A escritora foi acolhida no Colbachini com diversas apresentações dos alunos, e na ocasião, mais uma vez trouxe trabalhos realizados pelos alunos das escolas de Bassano del Grappa e levou trabalhos dos alunos do Colégio Colbachini. Houve ainda uma reunião de trabalho com a escritora, equipe diretiva e um grupo de professores da escola, para traçar possibilidades para futuras atividades de intercâmbio.
O Pacto de Colaboração foi assinado em julho de 2018, por ocasião da vinda à Nova Bassano do Síndaco de Bassano del Grappa, assim como do Grupo Teatral Le Arti Per Via, para a renovação do “gemellaggio” entre as duas cidades, que é o mais antigo do estado do Rio Grande do Sul, assinado em 1957. Este acontecimento também motivou a fundação da Associação Vêneta de Nova Bassano – AVENOBA.
Desde então, o Colégio Colbachini, a AVENOBA e o município de Nova Bassano tem intensificado ações entre seus concidadãos, como a viagem à Itália acontecida no final do mês de setembro e início de outubro, quando a Diretora Firléia Guadagnin Radin, a Vice-Diretora Terezinha Maria Todeschini Pieta e a Professora Analice Maria Antoniollli, juntamente com uma comitiva da AVENOBA, foram acolhidos em Bassano del Grappa e especialmente no “Instituto Comprensivo Belavitis”. Apresentações dos alunos, reunião com os dirigentes das escolas e da educação de Bassano del Grappa, entrevistas e troca de trabalhos dos alunos do Brasil e da Itália marcaram aquele momento histórico, que abre possibilidades para diversas ações de integração e intercâmbio entre os professores e estudantes dos dois países.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!