segunda-feira, 13 de junho de 2022

Encontro regional de formação de Educação Especial

     No dia 09 de junho de 2022, realizou-se no Colégio Estadual Pe. Colbachini um encontro regional de formação de Educação Especial, com a participação de professores da educação especial da 16ª CRE, equipe de assessores da Coordenadoria Regional de Bento Gonçalves, bem como equipes diretivas da rede municipal, fonoaudióloga, psicóloga e a Secretária Municipal de Educação de Nova Bassano, professora Salete Teresinha Cestonaro Bongiovanni. 

    A programação contemplou atividades voltadas para o público alvo desta modalidade de ensino e seus professores. Foi um dia intenso no qual foi possível refletir sobre a importância da inclusão e seus desafios. No turno da manhã as boas-vindas ficaram a cargo da equipe diretiva  e do Grêmio Estudantil, com uma visita guiada às dependências da escola. A palestra inicial esteve a cargo da psicopedagoga Cladismar Luiza Gasparetto, com o tema: “Intervenção Psicopedagógica: dinâmicas para olhar no que é especial e no que é diferente”. 

    No turno da tarde contamos com a participação do professor Cristiano Trewiczenski e da Professora Sheila Toscan, com arteterapia e meditação. Após esses momentos de reflexão, conhecimento e bem-estar, aconteceu um Tour pelo município de Nova Bassano, conduzido pela professora Firléia Guadagnin Radin, representando o departamento de cultura. No retorno do Tour os educadores foram recepcionados pelos alunos dos anos iniciais, com uma encantadora apresentação musical, atividade desenvolvida nas aulas de música da professora Andréa Silveira Moreira. 

    Deste dia de muitas aprendizagens destacamos que a “inclusão implica em: tolerar as diferenças, aceitar as diferenças e principalmente saber conviver com as diferenças.” Compreender que “educação inclusiva é aprender e entender que cada diferença possibilita outro modo de olhar, as emoções.”

    Nosso agradecimento especial a todos os envolvidos e o desejo de que possamos refletir mais sobre esse tema tão importante e cada vez mais presente em nossas escolas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!