quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Maria da Penha
 Hoje queremos parabenizar a todas as mulheres, especialmente às professoras, funcionárias, alunas, mães, avós, tias, dindas, etc que formam a nossa comunidade escolar. Que todos os dias sejam de valorização da figura feminina e de seu papel importante na família e na sociedade, heroínas anônimas, que todos os dias assumem múltiplas tarefas para tornar a vida melhor. 

Saiba como surgiu o Dia Internacional da Mulher  , 50 conquistas históricas das mulheres e conheça algumas mulheres famosas  que mudaram a história.

 

1. Cleópatra

É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade. Foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte.

2. Joana d’Arc

Francesa, heroína da Guerra dos Cem Anos. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

3. Carlota Joaquina

Espanhola que foi princesa do Brasil e rainha de Portugal por seu casamento com D. João VI de Bragança. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa por ter conspirado contra o príncipe.

4. Princesa Isabel

Foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi a terceira Chefe de Estado brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I. Aboliu através da Lei Áurea, a escravidão no Brasil.

5. Maria Quitéria

Militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d’Arc brasileira, é a ‘patrono’ do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

6. Anita Garibaldi

Foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”. É considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da história.

7. Cora Coralina

Seu verdadeiro nome era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista. Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.

8. Carmen Miranda

Cantora e atriz luso-brasileira, sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
9. Princesa Diana
Nascida Diana Frances Spencer foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro da Rainha Elizabeth II. Após seu casamento tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo, admirada principalmente por seu trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.

10. Maria da Penha

Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.

Agora é sua vez de indicar alguma mulher que marcou sua vida ou a vida de sua cidade, estado, país. Participe através dos comentários!

Um comentário:

  1. Parabéns a todas as mulheres.
    Elas são muito especias para todos nós, porque sem elas seria muito dificil.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!