sexta-feira, 3 de maio de 2013

Seminário Interdisciplinar e Comitê de Ética

É grande a importância do Seminário Integrado dentro da proposta de reestruturação do Ensino Médio nas Escolas Públicas no Estado do Rio Grande do Sul. Isto pode ser resumido no esquema abaixo:



Desde o início do ano letivo, os Professores que atuam no Seminário Interdisciplinar nas Turmas de Ensino Médio Politécnico e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional reúnem-se para planejar as atividades, estudar a proposta do Politécnico e acompanhar o desenvolvimento dos projetos.


Os Professores que atuam no Seminário Interdisciplinar nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio Politécnico (101, 102, 103, 201, 202, 203, e 204) e nas turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (111 e 112), são: Alessandra Lopes de Oliveira, Angélica Balzan, Claudete Pellizzari, Cláudia Cestonaro Sasso, Firléia Guadagnin Radin , Géssica Lazzarotto, Lisandra Luvison Cappellaro, Marina Vassoler Toazza, Mateus Didó Jaroseski e Sandra Leal Balzan.
Para acompanhar e coordenar a nível de escola os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas turmas, foi agora criado o Comitê de Ética no Colégio Estadual Pe. Colbachini para acrescentar um olhar crítico aos projetos, no sentido de auxiliar no levantamento de questões que possam proporcionar um desenvolvimento adequado dos mesmos: apontar caminhos, fazer propostas, questionar os objetivos propostos, enfim, acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos projetos .
O Comitê de Ética foi escolhido dia 24 de abril de 2013, ficando assim constituído: Diretora Salete T. Cestonaro Bongiovanni, Vice-Diretora Teresinha Maria Todeschini Pieta, Coordenadora Pedagógica Rosane Maria Antoniolli Pavan, Professora Géssica Lazzarotto, Professora Angélica Balzan.


Os temas dos Projetos de Pesquisa Aplicada que estão sendo trabalhados pelas turmas, são:


TURMA
CURSO
TURNO
TEMA
101
Politécnico
Manhã
Bullying
102
Politécnico
Manhã
Valorização do Idoso – Resgate Histórico
103
Politécnico
Noite
Coleta de Óleo de Cozinha
111
Integrado
Manhã
Rádio Escola
112
Integrado
Manhã
Grêmio Estudantil
201
Politécnico
Manhã
Incentivo à Leitura - Estante Cultural
202
Politécnico
Manhã
Educação para o Trânsito
203
Politécnico
Manhã
Educação Fiscal – Nota Fiscal Gaúcha
204
Politécnico
Noite
Horto de Plantas Medicinais



















Além disso, os Professores do Ensino Médio Politécnico e Integrado também estão discutindo e se apropriando das mudanças que a proposta trouxe em seus regimentos, quanto à concepção de conhecimento e currículo, metodologia, avaliação, expressão dos resultados da avaliação, entre outros, acreditando nesta proposta, pois busca aliar a proposta pedagógica dos cursos à realidade dos jovens e a experiências diferenciadas, que possam trazer novas aprendizagens.

A propósito, o Colégio Estadual Pe. Colbachini participará, nos dias 08 e 09 de maio do encontro de formação para as escolas de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, em Novo Hamburgo, apresentando o relato de sua experiência dentro desta proposta.

                                                                Postagem elaborada por Firléia Guadagnin Radin

2 comentários:

  1. Parabéns, pelo blog,este colegio e muito bom de estudar, e com certeza quando sair vou sentir muita saudade,por tanto quero aproveitar cada segundo que estiver ali estudando.Parabéns por conseguir manter este lindo colegio.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes de que nossos alunos se sintam bem aqui. Procure se identificar, colocando seu nome na opção "Nome/URL" . Podes colocar somente o nome. Abraço!

      Excluir

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!