sábado, 26 de novembro de 2016

Alunos do 1º ano conscientizam comunidade sobre o problema da dengue


Diante do que podemos observar o homem sente muita necessidade de estar sempre se desenvolvendo e juntamente com esse desenvolvimento cria novos produtos condizentes com o pensamento do homem moderno e que vem em contrapartida a prejudicar a sua relação com o ambiente, criando assim alguns problemas que vem a prejudicar a si mesmo. Diante disso se tentou levar as pessoas a rever suas atitudes, a fim de transformar o ambiente em que vivem em um lugar saudável, não jogando lixo em qualquer lugar e em casa tomar cuidados evitando possíveis focos do mosquito e assim a proliferação da Dengue.
A professora Renita Ghuts, juntamente com a turma  do 1º ano (11), desenvolveram várias atividades que foram da reflexão à prática.

Distribuindo panfletos e conversando com as pessoas na praça da cidade.

Numa das atividades,  como parte do projeto sobre a Dengue, a turma 11 realizou uma conversa com os colegas da escola (turno da tarde), sobre os cuidados que devemos ter (na escola e em casa) ao não deixar lixo no chão, pois os mesmos poderão se transformar em possíveis focos do mosquito.

Como culminância do projeto sobre a Dengue, realizou na segunda-feira ,dia 21/11, uma caminhada de conscientização até a praça central e entorno, distribuindo folhetos (adquiridos na prefeitura municipal) para as pessoas que passassem pela mesma. Cada aluno(a) falou sobre o que aprenderam e a importância de todos ajudarem a evitarmos a proliferação do mosquito da Dengue. Todos vestiram camisetas pintadas por eles com o logo do projeto e o mosquito.
Preparando a pintura nas camisetas
Preparando-se para a caminhada até a Praça Colbachini
Na praça, conversando com as pessoas
Os alunos chegaram às seguintes conclusões:
Diogo “Gostei de ajudar as pessoas a não ter Dengue entregando folhetos da Dengue. Gostei de recolher o lixo pra não criar a Dengue.” 
Paola “Achei importante a gente falar pros colegas da escol a não deixarem lixo no chão da escola e em casa”.
 Eduarda “Eu gostei por que a gente trabalhou com a Dengue e eu aprendi a não jogar lixo o chão” Lucas R. “Achei legal, por que aprendi a não deixar água parada por que isso ajuda o mosquito a não fazer os ovos”
 Rafael “É importante por que demos os folhetos pras outras pessoas, eles vão cuidar pra não ter Dengue na casa deles.” 
Ana Luísa “Eu gostei por que a gente visitou vários lugares novos pra dizer pras pessoas não deixar água parada que vai dar Dengue.” 
Laura“Eu gostei por que a gente foi no colégio juntar o lixo e na praça entregar os folhetos pra não deixar água parada.”
 Natália“Eu gostei por que é mais importante não ser picado pra não ficar doente. Aprendi recolhendo lixo a não jogar e deixar lixo jogado.” 
Cauã “Bem legal! Por que aprendemos a cuidar da floresta e não jogar lixo no chão.” 
Otávio “Legal! Por que nós fomos entregar os folhetos para as pessoas ajudarem a não criar Dengue.” Vítor “Gostei! Por que entregamos os folhetos, para as pessoas não jogarem mais lixo no chão.” 
Davi “Achei legal! Por que a Dengue pica todos e a gente tem que melhorar essa situação.” 
Arthur “Achei legal! Por que a gente fez as pessoas saberem que a Dengue é muito perigosa.”
 Lucas C. “Foi importante pra não ter o mosquito da Dengue. Eu gostei de recolher o lixo que ia dar muito mosquito.”
 Luíza “Gostei, por que a gente ajudou todo mundo para ninguém ter Dengue.”

Professora Renita "Levando-se em consideração esses aspectos somos levados a acreditar que o trabalho desenvolvido atingiu os objetivos propostos, pois os alunos conscientizaram-se assim tornam-se pessoas conscientes de seu papel diante da sociedade em que estão inseridos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!