sexta-feira, 25 de junho de 2021

Mensagem pelos 85 anos do Colégio Estadual Pe. Colbachini


             Estamos hoje iniciando as comemorações dos 85 anos do Colégio Estadual Pe. Colbachini.

85 anos de uma significativa história, pois a escola está profundamente enraizada na sua comunidade, ajudando seus cidadãos, suas famílias e suas instituições a se desenvolverem, com o esforço, o comprometimento e a dedicação de todos que por aqui passaram ao longo de oito décadas e meia.

O Grupo Escolar de Nova Bassano que surgiu em 27 de junho de 1936, testemunhou diferentes épocas; momentos de dificuldades e de conquistas; de respeito aos valores da comunidade e de rupturas, acompanhando junto com seu povo as grandes mudanças que transformaram o mundo nesse período.

Esta escola foi a pioneira na educação em Nova Bassano e atraiu ao longo de sua história filhos das famílias de Nova Bassano e região, na qualidade de escola pública que a todos acolhe, dado o reconhecimento do trabalho aqui desenvolvido.

Esta escola foi com o tempo crescendo em importância e se fortificando, incorporando outras instituições de ensino e trazendo à comunidade ao longo dos tempos diversas novidades, como as técnicas agrícolas, domésticas e comerciais, que ajudaram a difundir em Nova Bassano a criação de aves, a produção de hortigranjeiros e investimentos em diversos setores produtivos, assim como no setor de serviços e comércio.

Esta escola despontou a nível regional e estadual na informática educativa, no atendimento educacional especializado, nos cursos técnicos, na educação de jovens e adultos, nos projetos de incentivo à leitura, projetos de pesquisa e de desenvolvimento do pensamento científico, projetos de preservação do meio ambiente e promoção da sustentabilidade, da saúde, da vida e da espiritualidade. Promoveu e participou de diversos eventos. Obteve premiações estaduais, nacionais e em três continentes.

Esta escola continua nos dias de hoje sendo pioneira, seja como “Escola Criativa” (selo de qualidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido outorgado do pelo Governo do Estado do RS); seja como “Escola Piloto do Novo Ensino Médio” (em sintonia com MEC e SEDUC na implantação das modernas políticas públicas de educação); seja como “Escola Sustentável” (em projeto apresentado no Programa Deputado Por Um Dia da Assembleia Legislativa do Estado); seja como “Escola Promotora de Saúde” (em projeto desenvolvido junto com a Universidade de Londres, em que foi recentemente convidada a participar). 

Esta escola tem em andamento um Pacto de Colaboração e Amizade com as escolas de Bassano del Grappa – Itália, com quem Nova Bassano tem seu “gemellaggio”, mostrando que tem seus olhos e coração atentos ao passado, ao presente e ao futuro.

Esta escola enfrenta os desafios que a cada dia se apresentam, tanto pelos problemas estruturais de nosso país, com seus desdobramentos sociais, políticos, ambientais, de saúde, de emprego e sobrevivência, como pela desvalorização da educação e dos profissionais da educação. Encara estes obstáculos como estímulos para avançar, seja empreendendo com o apoio das famílias e da comunidade escolar para melhorar sempre mais as condições da escola, seja se adaptando para fazer frente às contingências que surgem. Enfrentamos estes desafios com campanhas solidárias e de conscientização, com projetos inovadores, com parcerias com as famílias, instituições, órgãos públicos e privados, com experiências práticas dentro e fora da escola, com a adaptação às novidades, com criatividade, pesquisa e inovação.

Esta escola destaca o comprometimento e a qualificação dos seus profissionais da educação, que a cada dia, em cada sala de aula ou ambiente pedagógico que dispõe em sua ampla e qualificada infraestrutura, fazem o Colégio Colbachini ser uma escola viva e pulsante. Esta escola acredita no potencial de seus alunos que, com o apoio da família, ampliam seus horizontes a cada nova construção de conhecimento.

Essa escola tem estas e outras tantas razões para celebrar seus 85 anos com quem hoje está aqui dando continuidade a esta história feita com amor, esperança e a missão de contribuir na construção de pessoas éticas, solidárias, conscientes, humanas, protagonistas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais cidadã.

Quem em 1936 imaginou que seríamos a escola que somos hoje? Foi com a participação de todos, com os pés no passado e as mãos apontando para o futuro, que chegamos até aqui.

Quem diria há uma década atrás, quando fechamos o Baú do Tempo, que estaríamos vivendo hoje em meio a uma pandemia? Quantos sonhos e projeções com o passar dos anos se tornaram realidade, e quantos outros foram interrompidos, transformados ou ressignificados? Quem éramos 10 ou 11 anos atrás? Quem somos hoje e quem seremos amanhã? E nossa escola como será?

A identidade de cada pessoa assim como a da nossa escola, começou a se formar desde o início, desenvolvendo características, habilidades e valores com o passar dos anos e, na interação com todos com quem partilhamos nossa existência. Por isso, a história não pertence só ao passado, mas está diretamente ligada ao nosso presente e ao nosso futuro. Por isso decidimos abrir o Baú do Tempo ao comemorar o aniversário do Colégio Estadual Pe. Colbachini, para destacar ainda mais cada um que passou por aqui ao longo de todos estes anos, partilhando suas memórias, sua vida, suas realizações e seus sonhos.

Parabéns a cada um de vocês, que faz nossa escola ser o que é!

Parabéns Colégio Estadual Pe. Colbachini pelos seus 85 anos de caminhada em prol da educação e da vida!!!

 

                                                                                                               Firléia Guadagnin Radin

                                                                                                                           Diretora



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!