No dia 28/11, estive na UCS, acompanhada da diretora Salete e da monitora Suélen , para participar do Seminário Regional de Tecnologias na Educação, organizado pelos NTEs de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vacaria que teve como tema as Boas Práticas Digitais. Professores de todas as escolas das três Coordenadorias de Educação foram convidados para participarem. Alguns especialistas presentes contextualizaram a questáo do uso
das tecnologias na educação, chamando a atenção para a necessidade de
integrá-las ao processo ensino -aprendizagem, já que ela está presente
no cotidiano de todos nós e especialmente dos nossos alunos, os
"nativos digitais", Não podemos, portanto, considerar o uso das tecnologias como uma opção, mas sim como obrigação do educador do Século XXI.Longe de ser apenas uma questão tecnológica, o uso de tecnologias implica em uma nova metodologia, em que o educando é o protagonista, autor de seu conhecimento e o educador, o seu mediador. No evento, apresentei alguns projetos que venho realizando com o uso integrado da tecnologia, focando na experiência atual, com a Educação Infantil, encontrada no blog Pintando o Sete, que é utilizado para as crianças construírem, aprofundarem e socializarem seus conhecimentos na escola e em casa, possibilitando a integração da escola e da família, que através desse espaço pode acompanhar o trabalho e participar dele, incluindo-se digitalmente junto com os filhos. Convido a todos para que visitem e interajam no blog, pois ele é aberto a quem quiser contribuir com a construção do conhecimento e aproveitar o que lá estamos postando. O resumo da apresentação pode ser acessado aqui e mais sobre o assunto aqui no meu blog.
Por professora Marli Fiorentin
Por professora Marli Fiorentin
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!