quarta-feira, 10 de abril de 2013

Oficina Rodas de Leitura


Nesse dia 10/04, aconteceu a abertura das atividades da 10ª Feira do Livro que culminará na última semana de junho. Educadores do Colbachini e de escolas municipais convidados, participaram da Oficina Rodas de Leitura com Uili Bergamin, autor do Livro de Contos "O Sino do Campanário", adaptado para o cinema, da novela "Cela de Papel" e da coletânea de poemas "Do Útero do Mundo".Vencedor de dezenas de prêmios literários, Uili escreve resenhas para a Revista Acontece Sul, colabora para jornais e revistas da região da Serra Gaúcha e ministra palestras sobre literatura em Feiras do Livro e escolas de todo o estado. Foi apresentador de TV e rádio, com programas voltados às letras. Coordena  um projeto piloto   de roda de leitura na Biblioteca Pública de Caxias do Sul. As principais palestras que ministra são : Cervantes e o Dom Quixote, Literatura como resistência, Ler é da cuca.
A oficina é destinada para mediadores de leitura e tem por objetivo prepará-los para desenvolver essa atividade em sala de aula ou ambientes afins com o intuito de melhorar a leitura dos participantes, despertar o senso crítico e promover um debate saudável sobre o tema abordado.
A oficina teve o momento teórico, em que o escritor/palestrante destacou aspectos importantes a serem considerados na formação do leitor como garantir o prazer de ler, selecionar obras adequadas a cada público leitor. Uili lembrou que a literatura não é um fim em si mesma, mas  um meio para ler e melhorar o mundo e que o bom leitor é um co-autor, que consegue ler nas entrelinhas o texto subentendido. No momento prático da oficina, o autor leu seu livro A Ilha Mágica, seguido de uma roda de conversa sobre a obra.
Foi uma atividade muito produtiva e prazerosa que deixou um gostinho de quero mais e instigou cada um dos educadores a mais e mais leitura.
Para saber mais de Uili Bergamin e interagir com ele, acesse o seu blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!