quinta-feira, 27 de março de 2014

Dinâmica de Estratégia

Atividade realizada pela professora Lisandra com turmas do Ensino Médio.


Texto trabalhado antes da realização da dinâmica: "Pés amarrados".

ESTRATÉGIA

Um senhor vivia sozinho em Minnesota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho:
"Querido Filho, estou triste pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava flores e esta é a época do plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois estás na prisão. Com amor, Seu pai."
Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:
"PELO AMOR DE DEUS, pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos."
Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de Agentes do FBI e Policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo.
Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
Esta foi a resposta:
"Pode plantar seu jardim agora, pai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento."

Estratégia é tudo!!! Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis.

Assim, é importante repensar sobre as pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas.


"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."


*Atividade desenvolvida: Em grupos (quatro integrantes), com os pés amarrados. 
Desafio: Percorrer o caminho determinado pela professora, sem arrebentar o barbante. Realizar a travessia no menor tempo possível.
A dinâmica tem por objetivo o trabalho em grupo, a visão individual e de grupo a respeito de buscar alternativas para desafios que surgem no decorrer da atividade.

Questões - Após a dinâmica:
1. Que estratégia (ou estratégias) você utilizou para desenvolver a atividade proposta? Justifique sua resposta.
2.  Houve alguma resistência por parte do grupo? Explique seus argumentos.



Um comentário:

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!