Os alunos da turma 112, com a participação da turma 111 produziram um curta-metragem baseado no livro Minuano de Tabajara Ruas, patrono da 12ª Feira do Livro, filmado no Parque
Municipal de Eventos de Nova Bassano, com narração do professor Marcos
Lorenzini e incentivo das professoras Geisa Dalberto e Angela Dalmoro. Parabéns!
terça-feira, 30 de junho de 2015
sábado, 27 de junho de 2015
Alegria, humor e mais literatura marcam o final da feira 2015
Que peninha! A Feira do Livro 2015 chegou ao seu último dia com gostinho de quero mais. Nesse dia recebemos a escritora Maria Inez Flores Pedroso, que trouxe consigo a beleza das Margaridas, seu livro trabalhado pelos alunos. O animador cultural Roger Castro, no papel de Tertulino Brandão, fez a alegria da Galera. E como terminar melhor esse evento senão rindo , comemorando mais uma edição fantástica de nossa feira? Entoamos o Hino da escola, pois estamos comemorando nada mais, nada menos que 79 anos de Colégio Colbachini. É muita história para contar. Agora seguimos saboreando o gosto da leitura, da passagem dos autores por aqui, deixando um perfume no ar, inspiração para mais leituras e produções textuais. Ano que vem tem mais! Obrigado a todos que se envolveram, participaram, apoiaram esse evento que, para nós, é um sonho realizado. Obrigado em especial a todos os escritores que aqui estiveram e com tanto carinho partilharam de sua sensibilidade e sua arte para nos fazer pessoas melhores hoje. Um grande abraço a todos!
Veja as fotos
sexta-feira, 26 de junho de 2015
Uma quinta-feira inesquecível na feira do Livro
Na quinta-feira, tivemos o privilégio de receber dois grandes escritores: João Pedro Roriz e André Neves que também é considerado um dos melhores ilustradores do país. Acompanhando os dois também contamos com a presença do escritor Eliandro Rocha, da AMA Livros, que intermediou a vinda dos autores. À noite tivemos animação cultural com Roger Castro, no papel de Tertulino Brandão, trazendo cultura com humor para descontrair a galera.
João Pedro Roriz trabalhou com os adolescentes, focando na obra Céu de um Verão Proibido, lida por eles. Falando sobre conflitos adolescentes, tais como namoro, preconceitos, bullyng, entre outros, além de salientar a importância do foco no sonho e na importância da leitura para alavanchar objetivos traçados, ganhou a simpatia dos estudantes que trocaram ideias e tiraram dúvidas.
André Neves, o autor que foi trabalhado nas séries iniciais, mostrou às crianças o significado de ilustração, diferenciando o simples desenho. Para isso, fez algumas ilustrações que deixaram as crianças encantadas pela beleza, habilidade e sensibilidade demonstradas. André recebeu muito carinho dos pequenos e retribuiu em gentileza , simpatia e doçura. Muitos autógrafos foram distribuídos e sentimos pena em vê-los partir.
À noite, Roger Castro chegou à escola causando alvoroço no papel de Tertulino Brandão. Interagindo com a galera, arrancou muitas gargalhadas e deixou mensagens positivas sobre nossas escolhas e posturas que decidem o que vamos ser.
Veja as fotos
quarta-feira, 24 de junho de 2015
A Festa Literária continua nessa quarta-feira
Na noite de ontem e na manhã de hoje tivemos, bem como teremos à tarde, a presença do escritor, professor, jornalista Marcelo Spalding. Além de falar sobre seus livros, Marcelo , de um jeito dinâmico, inovador e carismático conquistou a atenção de todos falando sobre a importância do bom uso da linguagem, adquirido pela escrita e leitura, que fará diferença no sucesso pessoal e profissional de cada um. Também motivou os alunos a participarem da produção do livro Histórias de Nova Bassano, que será coordenado e editado por ele com previsão de lançamento para esse ano. Esse é o segundo projeto de livro colaborativo de que ele participa na escola, tendo realizado em 2006 uma oficina de minicontos, que resultou na publicação de um livro com textos de professores, alunos e funcionários. A escola está em festa com sua presença.
Também acontece hoje palestra motivacional com Ainor Lotério, com apoio do Sicredi, Pela manhã o tema é Motivação, Entusiasmo e Alegria – da Sala de Aula para o Sucesso na Jornada. À tarde, o tema será Motivação Cooperativa e Divertida: Agrosofia na Sala, Felicidade na Vida! À noite o tema a ser tratado será Motivação: O Mundo dos Novos Jovens: Conhecimento, Habilidade, Trabalho, Cooperação e Honestidade, aberta a toda comunidade. Participe! Conheça o trabalho de Ainor Lotério também através de seu site.
Feira do Livro inicia com muitas atividades e emoções
A 12ª Feira do Livro teve abertura solene na noite de segunda-feira contando com a presença da comunidade escolar, alunos , professores, pais, autoridades, entre elas o Prefeito Municipal, Darcilo Pauletto e Leonir Razador, coordenador da 16ª CRE, além do patrono Tabajara Ruas. Foi apresentada a história das feiras , em especial as obras lidas nessa edição, além de coreografias e a presença do mascote, a Coruja Biblió, cujo nome faz referência ao personagem do escritor Carlos Urbim , falecido recentemente. Outros escritores falecidos nesse ano foram lembrados(Sérgio Napp e Flávio Ferrarini). Todas as autoridades que tomaram a palavra mencionaram a alta qualidade e beleza do trabalho coletivo desenvolvido e salientaram a importância da leitura para a formação da cidadania.
Antonio Schimeneck e Marcelo Spalding, além do patrono Tabajara Ruas, foram recepcionados com deliciosos cafés coloniais, carinho e muita curiosidade. Os alunos interagiram conversando sobre as obras lidas, ouviram os relatos dos autores sobre suas trajetórias como leitores e escritores. Escutaram histórias, debateram temas que surgiram a partir das leituras. A feira continua cheia de atrações nos próximos dias. A comunidade está convidada a visitar o espaço de exposição dos trabalhos no ginásio de esportes e de venda de livros no auditório.
Veja as fotos da Segunda-feira.
Veja as fotos da Terça-feira
domingo, 21 de junho de 2015
Abertura da 12ª Feira do Livro
Patrono Tabajara Ruas |
Com alegria e orgulho estamos promovendo a 12ª Feira do Livro que inicia nesse dia 22 de junho de 2015. Na abertura temos a presença do patrono, escritor, jornalista e cineasta, Tabajara Ruas. As obras que foram lidas são Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez, O amor de Pedro por João (leitura obrigatória da UFRGS), Minuano(Prêmio Açorianos 2014) . Entre seus filmes estão Neto Perde sua Alma, Neto e o Domador de Cavalos e Os Senhores da Guerra.Saiba mais sobre sua biografia e obras clicando Aqui . Convidamos toda a Comunidade escolar para participar do ato solene de abertura, às 19h, no Ginásio de Esportes que está lindamente preparado para receber a todos, com exposição de produções dos alunos a partir das obras lidas. Contamos com participação da comunidade.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Nossa homenagem a Flávio Luis Ferrarini
Lamentamos a morte trágica do escritor Flávio Luis Ferrarini, ocorrida em virtude de acidente de trânsito. Flávio era um escritor da nossa região serrana, autor de 20 livros, tendo participado da VII Feira do Livro de nossa escola, em 2010, com as obras O tesouro de Richard Stevenson e Aventuras do ladrão aprendiz. Que Deus o acolha em sua luz. Estamos gratos por sua contribuição nas obras que ficarão eternas. Saiba mais, lendo aqui.
terça-feira, 16 de junho de 2015
Meio Ambiente é tema de reflexão
Na quarta-feira, dia 10, o colégio promoveu um momento de celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Ginásio de Esportes. Na ocasião os alunos dos 5ºs anos apresentaram uma peça teatral trazendo como temática os hábitos de consumismo exagerado e a reciclagem de lixo, além de um jogral. A diretora fez algumas reflexões com os alunos, lembrando que somos todos responsáveis, nas pequenas atitudes do dia a dia pelo equilíbrio de nosso Planeta.
segunda-feira, 15 de junho de 2015
O arraiá do Colbachini ficou muito animado
No dia 12 de junho teve Festa Junina na escola, em cada turno. Não faltou animação, pipoca, quentão, quadrilha e brincadeiras. Também teve desfile e escolha da Sinhazinha e do Caipira. Foram escolhidos entre os alunos maiores o Caipira Guilherme Radel Defendi , da turma 211 e a Sinhazinha Naiane Coltro, da turma 112. As séries iniciais ficaram representadas pelo Caipira Wesley Vidi, da turma 32 e Bruna Rafaela Mileski, da turma 11. Parabéns pela participação de todos!
domingo, 14 de junho de 2015
Alunos fazem visita técnica à VIPAL, em Nova Prata
As turmas 311 e 401 , conduzidas pelos professores Daniel Moraz,
Valquíria Carbonera Conte e Jurema Damini realizaram no dia
27/05/2015, uma visita técnica às dependências da FII da empresa
VIPAL, localizada em Nova Prata.
Os professores organizaram a visita por considerarem que é uma estratégia complementar de relevância
para formação escolar, já que permite aos alunos aperfeiçoar o que
aprendem em sala de aula e aprimorar a compreensão “in loco” dos termos
técnicos e conceitos observados na prática. A visita cria uma
expectativa motivadora e que busca instigar no aluno a ânsia do
conhecimento, colaborando com a formação profissional do estudante,
conscientizando-o quanto ao papel profissional junto à sociedade,
incentivando-o ao exercício ético e responsável da profissão e
facilitando a aproximação com a dinâmica do exercício profissional.
É
um ensinamento teórico e prático de importância singular para o
aprofundamento do conhecimento observando as fases do aprendizado. Como
forma de rever os conceitos teórico metodológicos e expressar o diálogo
produzido em sala de aula. A visita técnica tem papel fundamental para
contribuir com os profissionais que dela necessitam, mostrando sua
importância para a formação dos futuros profissionais que precisam se
atualizar na área especifica do seu curso.
Enfim, o Colégio Estadual Pe. Colbachini, juntamente com os
professores Daniel, Jurema e Valquiria agradecem a grande oportunidade
que a Vipal disponibilizou à instituição e que essa parceria com a
empresa seja duradoura para que sempre que possível possamos demonstrar
na prática o conhecimento teórico de sala de aula.
quinta-feira, 4 de junho de 2015
Participação no Corpus Christi, uma aula de espiritualidade
O Colégio E. Pe. Colbachini participou da celebração de Corpus Cristi e da confecção dos tapetes de serragem , como vem acontecendo tradicionalmente nos últimos anos. Nesse ano, foi confeccionado apenas um tapete para representar a escola, posicionado em frente à Igreja Matriz. Professores e alunos se mobilizaram na manhã dessa quinta-feira para deixar tudo pronto, juntamente com outras instituições da comunidade. À tarde, um grande número de fiéis compareceu á celebração, demonstrando a fé e espiritualidade desse povo. A escola, que visa a formação integral dos sujeitos, sempre está integrada à comunidade e à Igreja.
Vejam todas as fotos.
Assinar:
Postagens (Atom)