terça-feira, 30 de novembro de 2021

Halloween na escola: compreendendo a verdadeira história

    O planejamento “Halloween na escola: compreendendo a verdadeira história do Halloween” buscou estabelecer esta relação entre o ensino de língua inglesa e a inserção em uma cultura desta língua. Logo, buscou-se realizar uma reflexão sobre esta cultura e seus costumes. O projeto iniciou-se nas aulas de língua inglesa, em que parti da temática para estudar textos, vocabulários e expressões na língua inglesa. A segunda parte do planejamento aconteceu em um coletivo, em que alunos do Ensino Fundamental- Séries Finais e do Ensino Médio conheceram a origem do Halloween, dos símbolos e dos significados desta celebração na cultura americana e brasileira através de textos multimodais e vídeos. Foi um momento muito significativo, uma vez que os estudantes ficaram surpresos em reconhecer que celebravam uma data sem conhecer sua verdadeira origem e significado.  

    Após a compreensão sobre o significado do Halloween e as diferentes tradições, foram realizadas atividades lúdicas com os estudantes como uma gincana, uma sessão de cinema e um concurso de fantasias criadas pelos estudantes. Algumas reflexões surgiram após o término do projeto na escola. Primeiramente, foi possível notar que o projeto motivou e interessou os estudantes nas aulas de língua inglesa. Acredita-se que a inserção do ensino da língua inglesa em um contexto cultural fez com que esta se tornasse significativa para os alunos. Também percebeu-se que o projeto fez com que os alunos refletissem sobre esta comemoração. Após o projeto, durante as aulas de língua inglesa, os estudantes fizeram alguns questionamentos sobre a cultura do Halloween e outras tradições associadas com a língua inglesa. Além disso, as atividades lúdicas foram um momento de motivação e interação em diferentes espaços da escola, possibilitando que a língua inglesa também seja reconhecida e respeita como uma linguagem importante e necessária na formação escolar.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!