segunda-feira, 16 de julho de 2018

Lançamento do livro "Ti tazi senpre, te parli mai”

Será lançado no dia 29 de julgo – domingo, em Nova Bassano, dentro da programação da turnê internacional do grupo italiano Le Arti per Via, da cidade de Bassano del Grappa, o livro bilingue talian-italiano “Ti tazi senpre, te parli mai”, organizado pela santamariense Catia Dal Molin e publicado pela Universidade Federal de Santa Maria.
A obra será apresentada em todas as cidades por onde o grupo de italianos irá passar: Porto Alegre, Santa Maria, Vale Veneto, Marau, Encantado, Iraí, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Nova Bassano e pode ser adquirida através de uma doação voluntária (de no mínimo R$ 15,00), que será revertida totalmente para o Lar das Vovozinhas de Santa Maria.
O livro e o DVD retratam como os italianos e ítalo-brasileiros que viviam no Rio Grande do Sul nas décadas de 30 e 40, sentiram as manifestações e a expansão da política populista e nacionalista adotada pelo governo de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo e na Segunda Guerra Mundial. 
O nome “Ti tazi sempre, te parli mai” faz referência a proibição da língua italiana, entre outras, e a política de Getúlio Vargas que era sobretudo nacionalista, onde valorizava-se o que era do Brasil em contraponto ao estrangeiro. O período do Estado Novo (1937-19745) foi de grande preocupação com as colônias estrangeiras e o possível perigo que estas pudessem representar para a consolidação do Estado Nacional Moderno Brasileiro, na medida em que seguiam tradições culturais diferenciadas das nacionais. Assim, esse período passou por grandes acontecimentos políticos. Pode-se citar o “quebra-quebra” que ocorreu em 1942, em várias cidades gaúchas, aos estabelecimentos tidos como de italianos ou alemães e as antigas Sociedades Italianas de Mutuo Socorro que foram dissolvidas neste período.  Nesta época ocorreram perseguições, prisões, proibições de reuniões, de festas, da língua italiana ou qualquer manifestação que reverenciasse os chamados países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em todo os núcleos de colonos italianos e alemãs de nosso Estado. Nessa época, também ocorreram trocas de nomes de localidades, como aconteceu em Nova Bassano, que entre 1939 - ano em que iniciou a 2ª Guerra Mundial e 1950, chamou-se “Silva Paes”.
Participe no domingo, dia 29 de julho, no Ginásio Municipal de Nova Bassano, do espetáculo do grupo teatral italiano Le Arti Per Via, da renovação do gemellagio entre Bassano del Grappa e Nova Bassano, do lançamento do livro “Ti tazi senpre. Te parli mai!”, entre outras atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!