segunda-feira, 23 de julho de 2018

Italianos de Bassano dell Grappa visitam nossa escola e nossa comunidade nos próximos dias


O Colégio Estadual Pe. Colbachini estará vivendo um momento único e inesquescível na segunda-feira, dia 30 de julho. Além de acolher nossos alunos para o segundo semestre letivo deste ano, teremos a ilustre visita do grupo de teatro “Le Arti Per Via”, de Bassano del Grappa, acompanhado de autoridades da Itália e do local.
A visita faz parte do programa do grupo aqui em Nova Bassano, que é o ponto alto da turnê no Rio Grande do Sul, onde será renovado o Gemellaggio entre as duas cidades, separadas por um oceano, mas unidas por muitos laços, desde a época da imigração italiana até hoje.
O grande espetáculo no grupo Le Arti per Via será no domingo, dia 29 de julho, às 14 horas, no Ginásio Municipal, com entrada franca.
E a visita dos italianos ao Colégio Colbachini será na segunda-feira, dia 30 de julho, às 9h30min, para a qual queremos convidar os alunos dos três turnos, os pais e familiares, CPM, Conselho Escolar, professores e funcionários atuais e que fizeram parte da escola ao longo de seus 82 anos, ex-alunos, entidades, autoridades e comunidade em geral.
            Para preparar este momento, todos os alunos da escola assistiram palestras e aulas sobre a imigração italiana e a fundação de Nova Bassano; realizaram trabalhos de pesquisa, apresentaram trabalhos; prepararam apresentações e vídeos para os italianos, com os quais temos mantido contato há algum tempo atavés da internet.
            Na visita da próxima segunda-feira ao Colégio Colbachini, os co-irmãos serão acolhidos com apresentações realizadas pelos nossos alunos, e seremos bridados com suas apresentações e a fala da autora do livro “Ti tazi senpre. Ti parli mai” – Catia Dal Molin. Iremos presenteá-los com livros sobre a história e cultura do Brasil, Rio Grande do Sul, região de imigração italiana e Nova Bassano, entre outros. Também faremos o plantio de uma árvore, simbolizando a paz entre os povos. E, especialmente, será feita a assinatura de um pacto de amizade e fraternidade entre o Colégio Estadual Pe. Colbachini e as escolas de Bassano del Grappa, a partir do convite realizado pelo conselheiro de educação pública da cidade de Bassano del Grappa.
            A partir deste Pacto, serão fortalecidas as relações de amizade entre as escolas, seus integrantes e suas comunidades, com o objetivo de promover intercâmbios de natureza educativa  e sociocultural entre as escolas, a fim de possibilitar a aproximação e encontros entre os alunos e comunidade escolar, para propiciar o desenvolvimento cultural e científico, a promoção dos valores de cidadania, humanidade, fraternidade,  justiça e paz entre as pessoas e os povos.
            Participe do Espetáculo do Grupo Le Arti Per Via no domingo 29 de julho, no Ginásio Municipal, às 16 horas, e da visita dos italianos ao Colégio, na segunda-feira dia 30 de julho, às 9h30. Não perca estas oportunidades, que reforçam nossa identidade cultural e criam possibilidades de crescimento e realização pessoal e comunitária!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!