sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Mostra de Projetos movimenta o Colbachini.

            

O Colégio Estadual Pe. Colbachini realizou no dia 25 de outubro a 5ª MEMPI – Mostra do Ensino Médio de Projetos Interdisciplinares, no ginásio de esportes da instituição de ensino, durante os três turnos de funcionamento da escola. A Mostra apresentou à comunidade escolar, visitantes das escolas de Nova Bassano e região, autoridades e convidados mais de 50 projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Ivaldo Dalla Costa, do Vice-Prefeito João Paulo Maroso, da Secretária Municipal de Educação Salete Bongiovanni, entre outras autoridades. Os trabalhos foram avaliados pelos professores do Colbachini e do Departamento Pedagógico da 16ª CRE. Foi um momento especial de culminância dos projetos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos, com o apoio dos Professores Orientadores. A metodologia de pesquisa oportuniza que os estudantes sejam protagonistas da sua aprendizagem, através do levantamento de hipóteses, que são investigadas. Algumas ideias levantadas pelos projetos são levadas adiante e colocadas em prática, como o reaproveitamento de palets na confecção de bancos, o reaproveitamento da água da chuva, a horta ecológica, o ajardinamento do Colégio utilizando pneus, a construção de uma pista de skate, a instalação de piso tátil com materiais reaproveitados, entre outros.

O objetivo do evento foi ampliar conhecimentos e experiências de pesquisa, assim como promover a integração entre as escolas, alunos e professores, socializando os Projetos de Pesquisa desenvolvidos nas aulas de Metodologia de Pesquisa e outros componentes curriculares. Estiveram presentes alunos e professores de diversas escolas de Nova Bassano e de cinco municípios vizinhos, além dos pais dos alunos e comunidade em geral. A Diretora Firléia Guadagnin Radin disse que “a Mostra é uma oportunidade ímpar de troca de experiências e construção de conhecimentos, pela oportunidade que é dada aos alunos de desenvolver suas potencialidades, habilidades e competências, assim como o espírito de pesquisa, inovação, autonomia, protagonismos e busca pela transformação social. Parabéns aos alunos e professores pelo importante trabalho, que vem de encontro à filosofia da escola, de constituir um processo permanente de vida que leve à construção de sujeitos históricos, críticos, protagonistas de uma sociedade plural, solidária, ética e cidadã”. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!