quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Concurso UNIMED tem vencedora no Colbachini

Franciele e a professora Geiza

A educanda Franciele Bordignon Dalla Costa, da turma 82, , foi uma das três vencedoras do Concurso Cultural UNIMED, cujo tema foi "O verde é a nossa essência", versando sobre o meio ambiente.Os participantes foram alunos do 5º ao 9º ano de Escolas de Nova Bassano e Nova Prata. As premiações foram entregues na tarde do dia 19, em Nova Prata com a presença de educandos, educadores, e, autoridades. Franciele foi acompanhada pela professora Geiza Dalberto, que a orientou, pela diretora Salete Teresinha Cestonaro Bongiovanni e outras autoridades do município. Os vencedores receberam um kit com câmera fotográfica e outros materiais escolares e as escolas, caixas de folhas A4.
Parabenizamos pelo empenho e competência!

Abaixo o texto de Franciele


A Missão de Todos é Preservar

Para colaborar com o meio ambiente não necessitamos de nada extraordinário, algumas vezes não agimos porque aos nossos olhos é algo insignificante, um grão de areia no deserto, mas toda atitude positiva no presente (e futuro) será de imensa importância.
Procure adotar a sacola de tecido para suas compras, adquira o que realmente é necessário para depois não desperdiçar, apague as luzes sempre que possível, tome banhos mais rápidos e não tão quentes, recicle materiais, seja uma pessoa saudável.
Tais práticas que sempre nos foram ensinadas, em nossas casas ou escolas, mas infelizmente muitas vezes nos comportamos de forma errada, agindo sem pensar, poluindo, estragando e atingindo nós mesmos, os únicos que usufruem e poluem dessa dádiva, simultaneamente.
Muitos pensam que não precisam cuidar do meio ambiente, já ouvi pessoas dizendo coisas como: “se você cuida eu não preciso cuidar”, mas  nada funciona desse jeito, todos nós devemos ter responsabilidade sobre algo que nos é dado sem custos, racionalmente falando, uma pessoa não consegue mudar o mundo. Quando esse número cresce começamos a pensar que talvez não estamos tendo a atitude correta, a união de todos gera a felicidade dos mesmos e todos nós viveremos mais felizes, com harmonia.
Um provérbio chinês diz que antes de modificar o mundo devemos dar três voltas em nossa casa,entretanto, não podemos esperar que todas as pessoas mobilizem-se. Infelizmente sabemos que para isso acontecer precisamos de ações, devo começar mudando minhas atitudes para depois poder mostrar às  pessoas que talvez o jeito certo de agir não seja o que estamos acostumados  a ter.
Comece hoje a praticar a regra dos PPP(ou 3Ps), pense, proteja, preserve, tenha consciência de que caso destruirmos hoje, amanhã talvez não iremos ter mais como usufruir de algo que é positivo em toda a sua essência. Cuide do que é seu, colabore com a sua “saúde”, seja um cidadão responsável, não destrua, somente preserve, tenha a atitude de um sábio. Não devemos machucar as pessoas, seja mental ou fisicamente e o mesmo serve ao nosso meio ambiente, não o machuque porque talvez você não receba perdão.
Sempre é possível fazer algo para melhorar, ajudar, porém, algumas vezes a vontade de ficar sentado é maior. Mude. Levante do sofá e descubra que o mundo lá fora é muito mais bonito.

Um comentário:

  1. Parabéns, prof. Geiza! Parabéns, Francieli. Parabéns, Colégio Pe. Colbachini.
    Belo texto.
    Em minha cidade participo de uma OSCIP e estamos lutando pela preservação de uma área verde situada no coração da cidade.
    Dias atrás fiz duas faixas e, com mais algumas pessoas protestamos em frente à Prefeitura e pedimos que um projeto que havia sido enviado à Câmara fosse retirado. Tal projeto pedia autorização para doação de uma parte daquela área para ser construído prédio de uma órgão federal. Participei de debate com o prefeito na rádio local, fomos na audiência pública, distribuímos carta ã população. Tivemos êxito e o projeto foi retirado. Mas ainda estamos em estado de alerta. Concordo que temos que "sair do sofá" e fazermos a nossa parte pelo BEM do PLANETA!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!