sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Recesso Escolar – Tempo de Reflexão e Organização

Formandos EJA

Formação
Formandos Ensino Técnico
Volta às aulas

A educação é um processo contínuo, que envolve família, escola e sociedade. Mas é na escola que o processo de construção do conhecimento se desenvolve de forma estruturada, organizada conforme os tempos de cada um, buscando desencadear um processo coletivo de construção, reconstrução e re-significação de saberes reveladores de sujeitos históricos comprometidos com a transformação social humanizante e humanizadora, a partir de valores éticos, na construção de sua cidadania.
O recesso escolar para os alunos e professores é um tempo que também tem sua função no processo educativo, é uma parada necessária, a fim de possibilitar um descanso, assim como tempo para assimilações, apreciações, analise dos diferentes saberes para a construção de novos planejamentos para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem com mais propriedade e competência.
Para as escolas, este tempo de recesso escolar não significa férias. Muito pelo contrário, é um tempo de formação, avaliação da caminhada, conclusão de uma etapa, organização da etapa seguinte, com seus projetos pedagógicos, momentos celebrativos  e outras atividades que dão vida a uma escola.
O Colégio Estadual Pe. Colbachini, de Nova Bassano, tem em sua proposta de trabalho momentos semanais de formação de professores e funcionárias. Além disso, acontecem outros encontros coletivos: no início do ano participou-se do Seminário Municipal de Educação; em maio houve a homenagem às queridas mães com uma confraternização no ginásio da nossa escola; em junho houve a Festa Junina da escola, no Ginásio de Esportes do Bairro Saúde; de 24 a 28 o envolvimento foi na 10ª Feira do Livro da escola. Participou-se também de outras atividades, encontros, cursos e palestras.  Tudo isso visando qualificar ainda mais os educadores para buscar a efetivação de uma educação pública de qualidade para todos.
O Colégio viveu momentos muito significativos no final do primeiro semestre. Assim foi a cerimônia de Conclusão do Ensino Médio da Modalidade Educação de Jovens e Adultos, que aconteceu dia 13 de julho, quando 11 alunos obtiveram a certificação da educação básica, estando agora aptos para seguirem seus estudos ou  buscar novos projetos. Houve também a Formatura do Curso Técnico em Administração – Área de Gestão e Negócios, dia 20 de julho, em cerimônia realizada na Sociedade Bassanense, com destaque pela participação da turma na 9ª Mostra da Educação Profissional Regional, realizada em Bento Gongalves, no ano de 2012, onde os nossos alunos conquistaram medalha destaque na Área de Gestão e Negócios.  Neste dia, mais 18 alunos se tornaram Técnicos em Administração Eixo Tecnológico Gestão e Negócios.
Além disso, os professores e funcionários estiveram reunidos mais três dias para Formação Pedagógica, nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto. Nestes três dias, foram mais sete momentos, com palestras e um teatro trazendo presente as dificuldades encontradas na sala de aula, mas também a importância e a realização do professor por contribuir no processo de formação de todos os profissionais da sociedade. Os temas trabalhados foram: autoconhecimento e ética profissional; organização do trabalho na escola; como trabalhar projetos com adolescentes; a importância da arte no processo humanizador do adolescente virtualizado; neurofisiologia da aprendizagem e múltiplas inteligências; ludicidade; afetividade; inclusão; desenvolvimento da sexualidade humana.
Dia 05 de agosto houve o reinício das aulas, quando os alunos foram acolhidos com música, mensagens e apresentações. E as programações da escola continuam: na sexta-feira, dia 09 de agosto, homenagem aos pais, com apresentação dos alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e um Grenal entre os pais, com uma torcida muito animada, pipoca e chimarrão. Dia 17 de agosto, a escola estará realizando seu Jantar Festivo, comemorando mais uma vez os 77 anos do Colégio e realizando o sorteio da Ação entre Amigos, que tem como primeiro prêmio um Gol 0 Km, além de outros 11 prêmios.
O Colégio Estadual Pe. Colbachini também está se cadastrando ao Programa do MEC “Ensino Médio Inovador”, que possibilitará a realização de novos projetos pedagógicos. A escola estará ainda apresentando trabalhos em Caxias do Sul, dias 20, 21 e 22 de agosto, na MEP - Mostra da Educação Profissional, com os alunos do Curso Técnico em Administração.
Com todas estas atividades, o Colégio Estadual Pe. Colbachini visa cumprir a sua função social e ir ao encontro de sua filosofia que é “constituir um processo permanente de vida que leve à construção de sujeitos históricos, críticos, protagonistas de uma sociedade plural, solidária, ética e cidadã”. O Colégio Estadual Pe. Colbachini tem por base uma educação democrática e humanística, partindo da realidade onde está inserida, numa proposta pedagógica que favorece a construção de aprendizagens significativas, para que o aluno adquira espírito crítico e participativo, o que o torna um cidadão consciente, capaz de interagir e intervir na sociedade e no mundo do trabalho. Tudo isso se torna possível quando a comunidade escolar participa e se compromete com a escola.
“Temos muito pela frente continuaremos divulgando nos espaços que nos forem concedidos e agradecemos o apoio recebido”, diz a Diretora Salete Teresinha Cestonaro Bongiovanni.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!