quarta-feira, 16 de outubro de 2019

“Deputado Por Um Dia”


O Colégio Estadual Pe. Colbachini, de Nova Bassano, participou dia 07 de outubro da 51ª edição do programa “Deputado Por Um Dia”, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. 
A presidência da sessão, no Plenário 20 de Setembro, foi realizada pelo deputado Fábio Ostermann. Ele destacou a importância do projeto para que os estudantes possam conhecer as atividades parlamentares e se aproximem da política, proporcionando a experiência de atuar como deputados, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante. Esteve presente prestigiando a sessão o Vereador de Nova Bassano Maurício Frigo, que apoiou o Colégio Colbachini em toda a execução do programa.
Neste ano participaram do programa estudantes de cinco escolas, cada uma representando uma região do estado. A escola de Nova Bassano representou a Região 4 – Nordeste Riograndense. Escola teve 11 Deputados, organizados em um Partido. O Colégio Estadual Pe. Colbachini constituiu o Partido Movimento Jovem Colbachini (PMJC). Seus Deputados, eleitos entre os próprios colegas da escola, foram: Amanda Basso, Augusto Radin, Fábio Canci, Jaqueline Todeschini, Júlia Sasso, Laura Cestonaro, Monique França, Paula Tessari,  Taíse Zottis, Tomás Variani e Wesley Dutra. As Professoras que desenvolveram as atividades do programa no Colbachini foram Renita Ghüts e Teresinha Todeschini Pieta. Também acompanhou os alunos na Assembleia Legislativa a Coordenadora Pedagógica Suélen Tedesco Capellaro.
Durante a Sessão Plenária do Estudante foram aprovados os cinco projetos de lei apresentados, todos relacionados à temática ambiental. O primeiro projeto posto em discussão foi o do Colégio Colbachini, aprovado por unanimidade com 55 votos favoráveis. Este projeto institui o Programa de Incentivo à Implementação de Escolas Sustentáveis na Rede Pública Estadual. O líder do partido, deputado Augusto Radin, foi à tribuna apresentar a proposição, defendendo sua aprovação. Segundo ele, algumas das ações previstas no projeto são a implantação de hortas escolares e de placas fotovoltaicas, o reaproveitamento da água, a reciclagem e campanhas de conscientização. Radin citou que algumas dessas iniciativas já são realizadas no Colégio Estadual Pe. Colbachini, como o reaproveitamento de água da chuva que já existe desde 2015 e só nos primeiros 18 meses reduziu o gasto com água em R$ 4.600,00; a horta comunitária e a reciclagem. “São exemplos de que a escola sustentável é possível e dá certo”, definiu. 
Os demais projetos de lei aprovados foram: implantação de sistema de cisternas nas escolas da rede pública de ensino do Estado do RS;  obrigatoriedade de utilização de sacolas biodegradáveis por estabelecimentos comerciais no Estado do RS; instituição do Programa de Incentivo à Diminuição e à Orientação do Uso de Agrotóxicos em Lavouras Próximas a Propriedades Produtoras de Mel no Estado do RS; e, instituição do Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Compostagem.
Após as votações, foi realizado o período das comunicações. Cada partido escolheu um representante para utilizar a tribuna para relatar a experiência da escola no programa Deputado Por Um Dia. A Deputada Jaqueline Todeschini representou o Partido Movimento Jovem Colbachini, destacando que participar deste programa trouxe vários ensinamentos, como entender que todos têm o direito de expor suas ideias, mas ao mesmo tempo o dever de ouvir a do outro. “Ser Deputado por Um Dia fortaleceu a consciência dos estudantes de que são agentes transformadores da sociedade, o que faz com que não possam ficar alheios às consequências de suas próprias ações”, disse ela.
Os participantes da 51ª edição do programa foram recebidos na Assembleia Legislativa pelo superintendente-geral da Assembleia, Marcelo Martinelli, e pela diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza. A abertura oficial ocorreu no Teatro Dante Barone, com apresentação artística da ONG Sol Maior, projeto de inclusão de crianças e adolescentes através da música e dança, desenvolvido no Multipalco do Teatro São Pedro e também no bairro Humaitá, em Porto Alegre. No fim da manhã, os estudantes participaram da reunião de líderes, na sala da Presidência, encontro que define semanalmente a pauta de projetos que estarão na Ordem do Dia para votação em plenário, conforme determina o Regimento Interno da Assembleia. A atividade foi conduzida pelo 2º vice-presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin. Após o término da Sessão Plenária do Estudante, houve o encerramento da 51ª edição do programa Deputado Por Um Dia no Vestíbulo Nobre.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!